Tipos de pele, descubra o seu tipo de pele. Mulher sorrindo com a mão no rosto.

Tipos de pele: conheça as carcaterísticas e descubra o seu tipo

Conhecer o seu tipo de pele é o primeiro passo para conseguir definir a melhor rotina de cuidados com a sua pele. Seja para os cuidados do dia a dia ou para o tratamento da pele com acne e espinhas, é preciso entender a sua própria pele. 

Por isso, neste conteúdo você vai descobrir e aprender a identificar as características da sua pele. Além de entender como a acne se comporta em cada um dos tipos de pele. 

Tipos de pele e suas características

Antes de mais nada, é preciso destacar o que determina o seu tipo de pele. Normalmente, a ação das glândulas sebáceas e a capacidade da sua pele de reter a água é o que estabelece o seu tipo de pele. 

Como vantagem, é possível descobrir o tipo de pele de cada pessoa através das características da pele. Você já sabe qual é o seu? Entenda agora: 

Pele normal

A pele normal é aquela que possui uma produção adequada de óleo e umidade. Para sua pele ser considerada do tipo normal, ela deve ter as seguintes características:

  • Sem manchas;
  • Poros finos, que fazem com que a pele seja suave ao toque;
  • Textura aveludada, causada tanto pela espessura fina dos poros, quanto pela correta lubrificação da pele;
  • Cor homogênea, sinal de uma boa circulação, saudável e equilibrada.

Geralmente, pessoas com esse tipo de pele têm menos propensão a desenvolver a acne, ou seja, apresentam espinhas apenas ocasionalmente. Quando isso ocorre, é comum que sejam erupções pontuais, que tendem a se curar rapidamente sem deixar cicatrizes.

Pele oleosa

A pele oleosa é caracterizada por uma produção excessiva de óleo, conhecido como sebo. Será que o seu tipo de pele é oleoso? Estas são as principais características:

  • A pele está sempre muito brilhosa, principalmente nas regiões de testa, nariz e queixo;
  • Os poros dilatados resultam em uma textura mais espessa da pele;
  • Tendência à acne e formação de cravos, estes principalmente no nariz;
  • Essa produção em excesso pode obstruir os poros, formando os cravos e espinhas. 

Pessoas com a pele oleosa têm maior probabilidade de desenvolver acne cística, que pode ser dolorosa e deixar cicatrizes. Manter a pele limpa e utilizar produtos específicos para controlar a oleosidade são medidas importantes para prevenir e tratar a acne nesse tipo de pele.

Pele seca

A pele seca tem uma deficiência na produção de óleo, ou seja, na hidratação, além de ser frequentemente mais sensível. É fácil reconhecer uma pele seca, quanto você encontra:

  • Descamação.
  • Coceira e vermelhidão.
  • Pele áspera.
  • Alta sensibilidade e sensação de repuxamento.
  • Em casos graves, rachaduras e feridas.

Embora a acne seja menos comum em peles secas, quando ocorre, ela pode ser mais persistente e ainda mais difícil de tratar. A acne na pele seca tende a se apresentar como manchas vermelhas e inflamadas, muitas vezes acompanhadas de descamação. 

Por isso, lembre-se: hidratação adequada e produtos suaves são fundamentais para evitar o ressecamento excessivo e minimizar os sintomas da acne em peles secas.

Pele mista

A pele mista é aquela que combina áreas oleosas e secas. As principais características de uma pele mista são:

  • Áreas oleosas geralmente ficam na região que chamamos de na zona T (testa, nariz e queixo);
  • Áreas mais secas ficam em outras partes do rosto;
  • Alta sensibilidade e possíveis manchas fora da zona T.

A acne na pele mista pode ser variada, com a presença de cravos e espinhas na zona T e uma tendência a ser mais seca em outras áreas, como a bochecha.

Cuidados balanceados são necessários para tratar a acne na pele mista, como usar produtos específicos para cada área e evitar produtos que causem excesso de ressecamento ou oleosidade.

“Independentemente do tipo de pele, uma boa higiene, uso de produtos adequados e supervisão médica de um médico dermatologista que esteja habilitado para tratar acne são fundamentais para prevenir e tratar a acne com sucesso. Um dos cuidados essenciais é a proteção solar.” Diz a doutora Carolina Aguiar, médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Agora que você já sabe identificar o seu tipo de pele, está na hora de saber a melhor forma de cuidar dela. Faça o nosso QUIZ DA PELE e descubra a sua rotina ideal de cuidados.

Dra. Caroline Aguiar 

Médica Dermatologista

CRM 175434/RQE 84833