Você sabia que hábitos de sua rotina podem melhorar ou piorar a formação das espinhas? Fatores do dia a dia podem influenciar diretamente na aparição da acne, especialmente a alimentação, a rotina de exercícios, o uso de maquiagem, o tempo de sono e muito mais. Entenda agora como cada um desses fatores influencia na sua acne.
Alimentação e acne
Por mais que haja uma relação direta entre hormônio e acne, há extensos trabalhos científicos que comprovam a relação com a alimentação. Por exemplo, uma dieta rica em gorduras e laticínios (como leite, queijo, doce de leite, manteiga, linguiça, hambúrguer, biscoitos recheados) podem colaborar com o aparecimento de novas acnes.
Os alimentos ricos em açúcares e gorduras também podem aumentar a atividade biológica de hormônios sexuais e os fatores de crescimento, agravando substancialmente o desenvolvimento da acne. Outros exemplos de alimentos que contribuem para a piora das espinhas são o chocolate ao leite, frituras, embutidos (como a salsicha), e doces ricos em açúcar branco, como bolos, sorvetes e até mesmo os perigosos e deliciosos refrigerantes.
Exercícios e acne
Um outro hormônio envolvido diretamente no aparecimento de alguns tipos de acne é o cortisol. Os exercícios físicos ajudam a diminuir a concentração deste hormônio, comprovadamente minimizando os efeitos da acne. Além disso, exercícios liberam serotonina, que influenciam na qualidade do sono. Se você já ouviu falar na expressão “sono da beleza”, saiba que ele existe sim.
Sono e acne
Durante o sono, nosso corpo aproveita para regular e produzir alguns hormônios e substâncias, além de entrar na fase de regeneração celular, ou seja, literalmente formar novas células que irão substituir as antigas. A pele é o maior órgão do corpo humano e é comprovado cientificamente que se você não dormir bem, com frequência, a pele responderá com a aparição de acnes, dermatites e outras manifestações. Além disso, durante o sono produzimos colágeno e, a exemplo dos exercícios, também eliminamos a quantidade de cortisol, hormônio que provoca a piora da acne.
Maquiagem e acne
Não vamos afirmar aqui que a maquiagem seja uma causadora da acne, mas sim os hábitos errados que você possa ter, como não remover inteiramente a sua make para dormir, não limpar os pincéis logo após cada utilização e não utilizar produtos vencidos. Todos estes maus-hábitos podem piorar substancialmente a acne.
Existem ainda diversos outros fatores influenciadores da piora ou melhora da acne, mas abordaremos um a um em matérias completas, aqui no blog do Acnezil.
Dra. Caroline Aguiar
Médica Dermatologista
CRM 175434/RQE 84833
REFERÊNCIAS
SILVA, M. A. M. da; PAES, S. do N. D. Estudo da relação entre a alimentação e a acne vulgar. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 12, n. 35, p. 123–133, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v12.n35.422. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/422. Acesso em: 20 jun. 2023.